28 de Março de 2024 | 16:46
Campo Grande
-->
Noticia de: 13 de Setembro de 2019 - 09:15
Fonte A - A+

Agências da Caixa vão abrir no sábado para saques do FGTS

Pagamento do benefício começa nesta sexta-feira (13)

Começam nesta sexta-feira (13), os saques de até 500 reais do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Os primeiros a receber serão os clientes na Caixa Econômica Federal com conta-poupança abertas até 24 de julho e nascidos entre janeiro e abril. Para eles, o crédito é automático, ou seja, cai direto em conta. 


Também terão os recursos liberados hoje os correntistas nascidos nos quatro primeiros meses do ano, que solicitaram a antecipação do pagamento. As agências vão funcionar por duas horas a mais nos próximos três dias úteis (13, 16, 17) e vão abrir no sábado, 14, em horário especial.


A liberação dos recursos faz parte de medida do governo federal que flexibilizou as regras do saque do FGTS, para estimular o consumo e aquecer a economia. 


Segundo a Caixa, a previsão é que 5 bilhões de reais sejam liberados nesta sexta, o que significaria o maior pagamento da história do banco via FGTS, segundo o presidente da instituição, Pedro Guimarães.


Além disso, quem retirar o dinheiro continuará a ter direito à retirada integral do valor do FGTS em caso de demissão sem justa causa, além da multa de 40% sobre o valor total. 


Os saques irão liberar uma cota de até 500 reais de contas ativas — de contratos de trabalho que estão vigentes — e inativas. Caso a pessoa tenha menos que esse valor na conta, pode sacar integralmente. O limite é por conta. Ou seja, se o trabalhador tiver duas contas, por exemplo, poderá sacar até 1.000 reais, sendo 500 reais de cada uma. 


Segundo a equipe econômica, a liberação dos saques deve abranger 96 milhões de trabalhadores. Atualmente, há cerca de 260 milhões de contas ativas e inativas no FGTS. Desse total, cerca de 211 milhões (80%) têm saldo de até 500.


Também não é necessário sacar o dinheiro imediatamente no momento da liberação, já que os recursos estarão disponíveis para movimentação até o dia 31 de março de 2020. 


Quem não deseja sacar os valores deve informar ao banco — o prazo é até 30 de abril de 2020 para solicitar a devolução do crédito ou transferência do valor para outra instituição financeira.

social aqui