Maracaju

Sanesul começa a limpeza de vala para eliminar foco de mosquitos em Itaporã

Estão em andamento os serviços de limpeza da vala localizada no bairro da Lagoa, a partir da estação de tratamento de esgoto



Assecom




Estão em andamento os serviços de limpeza da vala localizada no bairro da Lagoa, a partir da estação de tratamento de esgoto.

Nos últimos dias os moradores do local vinham reclamando da invasão de mosquitos (pernilongos), fenômeno que acontece todos os anos no período de estiagem, sobretudo pela falta de limpeza da referida vala.

Conforme reunião realizada no ultimo dia 9 de setembro, ficou acordado entre a Prefeitura, a Sanesul e a Coordenação Estadual de Controle de Vetores, que, seria realizadas as seguintes ações: A Sanesul entraria com a limpeza da vala, o estado forneceria os produtos biológicos e o município através do DECOE irá realizar a aplicação dos produtos para a eliminação dos focos.

A vistoria na vala foi acompanhada pelo gerente de saúde Wilson dias, o coordenador de controle de endemias Gilberto Linhares e o supervisor local da Sanesul Altemir Rocha.

Os serviços estão sendo executados pela da empresa LOG engenharia,contratada pela Sanesul e consiste em limpeza manual , haja vista que a profundidade da vala e as árvores no entorno, dificulta a presença de máquinas grandes no local. Gilberto Linhares coordenador do DECOE, lembrou que a população também pode colaborar nesta luta contra os mosquitos, mantendo seus quintais limpos sem depósitos que possam acumular águas, manter fossa e caixas d’água bem tampadas dentre outras precauções. É importante lembrar também, que o verão está se aproximando as chuvas poderão ser mais frequentes fazendo com que o índice de infestação principalmente do mosquito Aedes Aegpty transmissor da Dengue, Zika e Chikungunia possa aumentar.

Walter Ramos/Assecom