28 de Março de 2024 | 11:30
Campo Grande
-->
Noticia de: 28 de Julho de 2016 - 13:40
Fonte A - A+

Veja seis sintomas que podem indicar que você sofre de hipertensão

Também conhecida popularmente por pressão alta, é um dos principais fatores agravantes para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares

Divulgação

Ig


De acordo com dados do Ministério da Saúde, a hipertensão é uma doença que atinge cerca de 25% da população brasileira. Também conhecida por pressão alta, é um dos principais fatores agravantes para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que são a maior causa de morte no Brasil e no mundo.

“Ela é muito assintomática. A maioria das pessoas não sente nada”, afirma Celso Amodeo, cardiologista do Hospital do Coração (HCor), sobre a hipertensão. E esse é um dos aspectos que dificulta o diagnóstico e o consequente tratamento da doença.

“Para fazer diagnóstico de hipertensão, a pressão arterial tem que ser medida em repouso, por um profissional habilitado, e, pelo menos em duas vezes consecutivas, ser constatada a elevação com valores superiores a 14 por 9”, alerta Fernando Alves, cardiologista do hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Celso também recomenda que não se meça pressão em casa, pois além de não haver um profissional tecnicamente capacitado, muitas vezes o aparelho pode estar desregulado.

Pelo caráter assintomático deste mal, os especialistas recomendam que visitas regulares a cardiologistas sejam feitas, principalmente se alguém da família já teve hipertensão diagnosticada. Mas alguns sintomas característicos de crises de pressão alta podem ajudar a identificá-la. Veja abaixo:

Quando se está com a pressão alta, a pessoa pode sentir dor de cabeça;

Pessoas hipertensas podem sofrer de insônia;

Palpitações são um alerta para procurar um médico;

Cansar-se com facilidade depois de pequenos esforços pode ser um sinal de hipertensão;

Indisposição para realizar atividades também é um dos sintomas;

A tontura também é um sintoma característico de crises de pressão alta;


social aqui