28 de Março de 2024 | 12:52
Campo Grande
-->
Noticia de: 28 de Julho de 2016 - 12:24
Fonte A - A+

'Assassino profissional' de facção criminosa e comparsa são presos na Capital

A polícia diz que os criminosos são extremamente perigosos e ambos possuem uma extensa fixa criminal

Geovanni Gomes

Topmídia News



Dois homens foram presos na noite desta terça-feira (27), em Campo Grande, considerados bandidos extremamente perigosos pela polícia. Ailton Ferreira de Andrade e Jheferson Luiz Nogueira da Paixão possuem uma extensa fixa criminal e um deles seria membro de uma organização criminosa.

 

Ailton possui passagem por lesão, furto, porte ilegal de arma e violência doméstica. Jheferson já respondeu por dois homicídios e a polícia suspeita que ele seria um 'disciplina' de uma facção criminosa, que seria uma espécie de assassino profissional.

 

Segundo o delegado Weber Luciano de Medeiros, da 2ª delegacia de Polícia Civil, os dois teriam participado de uma dupla tentativa de homicídio no dia 24 de julho deste ano, quando as vítimas Brendon da Silva Martins, 23, e Rene Araujo de Arruda, 20, estavam em uma praça no Bairro José Abrão juntamente com alguns familiares e amigos.

 

Conforme o delegado, os criminosos chegaram em uma motocicleta Yamaha, modelo XTZ, Teneré 250 CC, que era conduzida por Ailton e Jheferson estava na garupa do veículo com uma pistola da marca Taurus .765. Ele começou a atirar em Brendon que, mesmo ferido, tentou fugir dos atiradores. Rene, vendo seu amigo ser baleado, atirou uma pedra no criminoso, Jheferson se irritou e também atirou em Rene. Após o tiroteio, os bandidos fugiram do local.

 

As vítimas Brendon e Jheferson primeiramente foram encaminhadas para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida e depois para a Santa Casa, onde já passaram por cirurgias.

 

Ainda de acordo com o delegado, os policiais receberam uma denúncia anônima e, com o trabalho de campo e inteligência, em operação conjunta dos policiais do 9º e Batalhão da Polícia Militar, Jheferson foi preso na Orla Morena. Em seguida, os agentes conseguiram prender Ailton na casa onde residia, no Bairro Nova Lima, região norte da Capital.

A polícia suspeita que Jheferson seria membro de uma facção criminosa, já que confessou outros crimes e disse que 'só mata'. "Ele já tinha dois homicídios nas costas, era foragido da gameleira e, em dois meses na rua, já havia praticado essa dupla tentativa de homicídio e ainda confessou assaltos na cidade", disse Weber.

 

Família 

Irmã de Brendon, a recepcionista Taís da Silva Martins, de 24 anos, esteve na delegacia nesta manhã. Ela disse ter presenciado todo tiroteio do último domingo e, por pouco, também não foi baleada.

 

"Estava juntamente com meu irmão e ainda dei umas 'capacetadas' no Jheferson que tentou atirar em mim, mas ele errou. Sei que corri riscos, mas quando a gente vê alguém da nossa família em perigo, a gente fica sem saber o que fazer", disse.

 

Conforme a irmã da vítima, Brendon já havia ficado preso por roubo e, no dia que foi alvejado, o suposto autor ainda chegou a conversar com a vítima.

 

"Ele parou a moto e  perguntou se meu irmão conhecia um homem, um tal de Patrick, meu irmão disse que não conhecia e ele começou a atirar. O Brendon ainda tentou fugir, mas não conseguiu ir muito longe. Agora meu irmão está lá no hospital, já passou por duas cirurgias, o amigo por uma e ainda não temos nem previsão de alta deles", lamenta a recepcionista.

 

Após confessar que teriam praticado assaltos, o caso será encaminhado para a Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos).


Outros crimes

Jheferson já teria matado Coi José Nunes no dia 15 de janeiro de 2011 e Jairo dos Santos, em abril do mesmo ano. Agora, a dupla vai responder pela dupla tentativa de homicídio.

 

A motocicleta que a dupla usou para praticar o crime seria produto de furto na cidade de Camapuã, no interior do Estado. A arma que estava municiada também foi localizada pelos policiais. Ambos objetos foram apreendidos. 


social aqui