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Campo Grande
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Noticia de: 22 de Fevereiro de 2019 - 07:31
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Escola Indígena de Caarapó é uma das novas unidades do programa Escola da Autoria

O ano de 2018 foi marcado pela expansão da Escola da Autoria, com três novas unidades integradas ao Programa, na Capital, e outras duas no interior do Estado. Esse trabalho ganhou um novo significado em 2019, com a implementação de 11 escolas, em 11 municípios diferentes, com destaque para uma unidade localizada em Caarapó, distante 270 quilômetros de Campo Grande: a EE Indígena Yvy Poty, com quase 200 estudantes.


A escola inicia uma nova etapa com a implementação do Ensino Médio em Tempo Integral, com metas já traçadas e muitos desafios para a equipe responsável pela gestão da unidade, que conta com o importante apoio da comunidade. “Aos poucos, pais percebem que os filhos estarão mais presentes no ambiente escolar para que possam refletir, se preparar e dar continuidade aos estudos na faculdade, se assim desejarem”, diz o coordenador pedagógico da escola, Rodinei Ramires Marques.

Primeira escola indígena integrante do programa Escola da Autoria, a EE Yvy Poty recebeu, na segunda-feira (18.2), os estudantes do 1°, 2° e 3° anos para a acolhida, ação que se repetiu em outras escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) no decorrer desta semana. A iniciativa envolveu dinâmicas e uma série de atividades relacionadas ao novo modelo de Ensino presente na unidade.

Os alunos da escola Yvy Poti tiveram uma acolhida diferente neste ano, para marcar a inclusão no programa Escola da Autoria.

Para o diretor da escola, Valdinei Marques Mendonça, o objetivo dessa nova proposta é mudar a vida dos estudantes, que por vezes deixam a sala de aula para trabalhar. “Buscamos propiciar, aos nossos alunos, as condições que eles necessitam para buscar algo a mais na vida. Aqui, muitas vezes nos deparamos com adolescentes que deixam de estudar para trabalhar em usinas, por exemplo. Sabemos da importância do trabalho, mas acreditamos que eles possam alcançar objetivos maiores, eles são capazes disso”, declara.

Neste ano a unidade escolar se junta a outras dez que passam a fazer parte do Programa em diversas regiões do Estado, somando 27 escolas ao total. Com a expansão, as Escolas da Autoria estão presentes nos municípios de Amambai, Anastácio, Bela Vista, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo e Sidrolândia. Regiões diferentes, com hábitos e costumes distintos, e desafios similares.

“Um passo importante aqui foi o aceite por parte da comunidade escolar, como também ocorre em outras localidades antes de iniciarmos a implementação do Ensino em Tempo Integral. Hoje temos uma equipe engajada e compromissada, estão todos receptivos e com uma grande expectativa para colocar esse modelo em prática na comunidade”, comenta a gerente de Ensino Médio em Tempo Integral da Secretaria de Estado de Educação (SED), professora Maria Gorete Siqueira Silva.

“Nosso objetivo é, através do Ensino Integral, através do Projeto de Vida, tornar o aluno autônomo, solidário e competente, para que ele possa enxergar algo a mais. (…) Além de poder ajudar a própria comunidade, trabalhamos para que ele possa viver feliz, com renda e ajudando no desenvolvimento da própria comunidade”, conclui Valdinei Marques.

Vinícius Espíndola – Secretaria de Estado de Educação (SED)

Fotos: Divulgação

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