Com horário de atendimento estendido, pacientes têm acesso facilitado e comemoram melhoria
Desde a última semana oito unidades de saúde de Campo Grande passaram a contar com horário de atendimento estendido com funcionamento de 07h às 19h. Entre outros resultados positivos, a iniciativa facilitou o acesso garantindo o atendimento ao usuário que avalia o serviço de forma positiva.
“Essa
mudança foi muito boa para nós. Eu aproveitei que estava passando aqui
perto da unidade e vim tentar uma consulta. Me atenderam muito bem e eu
já consegui marcar para voltar mais tarde. Assim eu vou poder terminar
de fazer as minhas coisas e volto depois. É bem melhor assim, pelo menos
a gente sabe que vai ter o atendimento”, disse. Para a doméstica
Marta da Conceição, 32 anos, a mudança não se resume somente ao horário,
mas também a melhoria do atendimento de uma forma geral. “Antes
eu precisava vir muito cedo para tentar atendimento. Sem falar que abria
só uma vez na semana. Hoje eu resolvi procurar o atendimento e não
precisei ficar muito tempo na fila”, complementa. Com a mudança no
processo de trabalho as unidades atendem as chamadas demandas
espontâneas e também as programadas, feitas através de agendamento. Além
da UBSF Iracy Coelho, as UBSFs Moreninha, Nova Bahia, Vila Fernanda,
Vila Nasser, Santa Carmélia, Jardim Botafogo e Los Angeles também
tiveram o horário de atendimento ampliado, assim como a Clínica da
Família –Nova Lima e a UBSF Portal Caiobá que já estavam funcionando em
horário diferenciado. Conforme o cronograma definido pela
Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) ao menos três unidades de saúde de
cada um dos sete distritos urbanos de Campo Grande devem ter o horário
ampliado até o fim do mês. Com isso, 21 das 68 unidades da rede
passarão a funcionar em horário diferenciado ainda este mês, incluindo a
Clínica da Família – Nova Lima que já funciona de 07h às 19h. Fluxo de atendimento Ao
chegar na unidade o paciente é recepcionado por uma profissional que
conhece todo o funcionamento da unidade de saúde, sendo encaminhado para
os respectivos setores. No caso da demanda espontânea (sem consulta
agendada) a necessidade deste paciente é ouvida e avaliado a gravidade
da demanda, sendo atendido em tempo adequado. Se o problema for
agudo, o paciente é encaminhado para uma equipe que estará preparada
para classificar a gravidade da necessidade, ou seja: se necessita de
atendimento imediato, prioritário ou pode ser atendido no mesmo dia.
Essa classificação de risco visa determinar enquanto tempo ele será
atendido. Como
o próprio nome diz, em situações de atendimento imediato, os
profissionais da unidade básica de saúde (enfermeiros, técnicos de
enfermagem e médicos) se mobilizam para prestar o atendimento adequado e
em situações graves encaminharem o paciente para uma unidade de pronto
atendimento. Se o caso for classificado como prioritário, o
paciente será estabilizado e atendido pelo médico ou enfermeiro no
intervalo entre as consultas programadas. Se o caso for mais simples, o
paciente terá a consulta agenda para o mesmo dia, tendo a sua demanda
atendida, conforme mostra o fluxograma abaixo. Após o atendimento
necessário o paciente será orientado, encaminhado e receber as
orientações necessárias para a continuidade do tratamento, com oferta
dos vários serviços oferecidos na unidade.