Saúde

Mulher de 62 anos é a primeira vítima fatal do coronavírus em Paraíso das Águas

Ilda Alves de Oliveira, a ‘Dica’, sofria de comorbidades, mas tinha esperanças de que venceria o coronavírus. Cidade tem 16 casos positivos



'Dica' havia mandado mensagem a amiga com esperança de que iria 'sair dessa'. (Foto: Reprodução)




A Secretaria Municipal de Saúde de Paraíso das Águas –a 279 km de Campo Grande– confirmou a primeira morte no município em decorrência do novo coronavírus. Trata-se de uma mulher de 62 anos, dona de casa e portadora de comorbidades, que recebeu diagnóstico de Covid-19 em 15 de julho e veio a óbito no domingo (19) e que, apesar da gravidade da doença, acreditava na melhora.

Conforme o BNC Notícias, Ilda Alves de Oliveira, a “Dica”, procurou a unidade de Saúde de Paraíso das Águas em 10 de julho manifestando sintomas de gripe. Foi feita coleta de material para exame, remetido ao Laboratório Central em Campo Grande, e iniciado monitoramento pela Vigilância Epidemiológica local. Cinco dias depois, foi anunciado o diagnóstico positivo para Covid-19.

A Saúde de Paraíso das Águas confirmou que Ilda sofria de diabetes e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e fazia acompanhamento periódico. Ela faleceu vítima de insuficiência respiratória depois de, por volta das 16h de domingo, contatar uma enfermeira para relatar falta de ar
Ela foi levada ao Pronto Atendimento Médico e seria transferida para Campo Grande em sistema “vaga zero”, mas não resistiu à espera.

Ilda teria enviado áudio a uma amiga revelando a doença e que não estava bem, mas tinha esperança de que melhoraria. “Eu vou sair dessa”, relatou. Ela deixou 5 filhos, 13 netos e 2 bisnetos. Natural de Camapuã, ela vivia há 14 anos em Paraíso das Águas.

Além de uma morte –ainda não incluída no boletim estadual–, o município contabilizou até agora 16 infectados por Covid-19. A taxa de incidência é de 288 pacientes por 100 mil habitantes. No Estado, o total de mortes chegou a 229, com 16.637 contagiados (sendo 11.299 recuperados).