Policial

Mais uma vez: PF e Choque abrem valas para impedir passagem por trilha clandestina na fronteira

Com fronteira fechada, brasileiros e bolivianos insistem em usar trilha clandestina



Polícia abriu valas para impedir passagem de pessoas. Imagem: Divulgação




Mais uma vez, a polícia teve que abrir valas em trilhas clandestinas na fronteira entre Bolívia e Corumbá, município a 444 quilômetros de Campo Grande, para impedir a passagem de pessoas e veículos que tentam ingressar nos dois países. A fronteira está fechada desde o final do mês de março por causa da pandemia de coronavírus.

As valas foram abertas nesta terça-feira (23), pela PF (Polícia Federal) e policiais militares do Batalhão de Choque, que trabalham na Operação Hórus, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública de Corumbá.

No dia 24 de março a polícia fez a mesma ação para impedir o acesso, mas a trilha clandestina continuou sendo usada por muitas pessoas.

 

Fronteira fechada

Com o fechamento das fronteiras por causa da pandemia de coronavírus, as estradas vicinais, conhecidas como “cabriteiras”, estão sendo usadas com mais frequência por brasileiros e bolivianos, para driblar a fiscalização na fronteira entre os dois países.

No lado brasileiro da fronteira, no Posto Esdras, a fiscalização é do Exército, Força Nacional de Segurança e Polícia Federal no controle migratório, conforme determinação do Governo Federal. Já do lado boliviano, a fronteira está fechada e controlada por militares. Só passam caminhões de cargas, que também podem trafegar no Brasil, para não haver desabastecimento.

Fechada por mais 15 dias

O Governo Federal prorrogou por mais 15 dias a restrição da entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade no Brasil em razão da pandemia do novo coronavírus. A decisão segue recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite do último sábado (20).

A restrição excepcional e temporária foi definida pela Portaria Interministerial nº 255/2020, publicada em 22 de maio e que tinha prazo de 30 dias, agora prorrogado. A medida vale para entradas por rodovias ou outros meios terrestres, por via aérea ou por transporte aquaviário. (Com informações do Diário Corumbaense)