Política e Transparência

CAMPO GRANDE: Vereadores aprovam uso de máscaras no dia em que município deve publicar decreto

Essa é uma das medidas recomendadas por autoridades em saúde para evitar a proliferação do vírus



Até em aglomerações, alguns campo-grandenses ainda não usam máscaras (Foto: Leonardo de França, Arquivo).




Vereadores aprovaram nesta quinta-feira (18) a exigência do uso de máscaras em Campo Grande. Ainda hoje também a Prefeitura da Capital deve decretar a mesma previsão, em edição do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), obrigando a população a utilizar o equipamento de proteção individual a partir de sexta-feira (19).

A medida é apresentada depois de pedidos da população e a crescente de casos confirmados de Covid-19 em Campo Grande e todo Mato Grosso do Sul. O boletim epidemiológico do coronavírus de quarta-feira (17) apresentou mais 379 casos positivos da doença em MS, o maior número de diagnósticos desde o início da pandemia.

Algumas cidades do interior já adotam a exigência, enquanto na Capital as pessoas recebem recomendações para usar a máscara sempre que precisar sair às ruas. Órgãos públicos e outros locais só permitem a entrada de pessoas com o equipamento.

O projeto de lei foi aprovado com 25 votos favoráveis e com a emenda que deixa o Executivo municipal responsável pela regulamentação do valor da multa, para quem descumprir o decreto. Essa é uma das medidas recomendadas por autoridades em saúde para evitar a proliferação do vírus.

Para que máscaras?

Os benefícios da utilização do equipamento são coletivos: ao usar a máscara, além de se proteger contra o vírus que pode estar circulando à sua volta, a pessoa impede a transmissão da Covid-19 aos demais, caso esteja com a doença e ainda não saiba.

Diversos estudos feitos por vários países no mundo apontam que pessoas sem nenhum sintoma do novo coronavírus podem representar até 50% dos infectados e transmitir a doença mesmo que não estejam tossindo ou com febre. Por isso, é importante usar para evitar se infectar e também evitar transmitir a doença, mesmo sem saber, a quem possa desenvolver alguma complicação e morrer.