17 de Novembro de 2018 | 11:38

Campo Grande, MS °C
-->
Noticia de: 08 de Novembro de 2018 - 06:59
Fonte A - A+

No mês da Consciência Negra, palestra em escola da Reme aborda racismo e respeito às diferenças

Racismo, discriminação, igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, cultura afro-brasileira, dentre outros assuntos, foram temas da palestra apresentada nesta quarta-feira (7) para os alunos da Escola Municipal Elízio Ramires Vieira, no Jardim Pênfigo. A atividade abriu a programação do mês da Consciência Negra, que vai trabalhar o projeto “Agenda com ciência de mudança”.


Realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, vinculada a Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, subordinada a Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais (Segov), o projeto prevê ações positivas em Direitos Humanos, para levar até a população informações necessárias ao enfrentamento da prática do racismo, bem como a valorização das diversas culturas pertencentes a capital sul-mato-grossense.


400A9579 (Copy)

O prefeito Marquinhos Trad fez questão de comparecer ao evento para deixar sua mensagem aos alunos, a qual pediu respeito às diferenças. “Quero pedir a vocês, que tenham boas atitudes em relação ao próximo, por mais que a pessoa seja diferente de você. A bíblia não revela qual é a cor de Deus. A única coisa que sabemos é que nós viemos do pó, e o pó pode ser claro ou escuro. Se olharem a Bíblia Sagrada vão observar que não cita qual a cor do pó. E essa é a demonstração mais contundente de que nós não devemos diferenciar ninguém, mas respeitar as diferenças”.

O Subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos, Ademar Vieira Junior, enfatiza que ações como esta de hoje são o caminho para o combate e superação do racismo. “Através de elaboração e aplicação das políticas públicas alcançaremos uma parte maior da população para mostrar que somos todos iguais”, afirmou.

A aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, Emilly Fernandes, 14 anos, aprovou o tema da palestra. Para ela, “o importante é o que a pessoa é por dentro, as diferenças por fora não significam muito. A escola tem sido minha segunda casa, é aqui onde aprendo a maioria dos valores mais importantes da vida, e a partir da palestra de hoje quero levar essas informações tão importantes em relação a discriminação e o racismo’’, disse a estudante, que mora no Parque do Sol.

A aluna do 5º ano, Evellyn Mary, 11 anos, também aprovou a palestra realizada nesta quarta-feira, no pátio da escola. “As pessoas, às vezes, cometem discriminação sem saber e tudo o que ouvimos hoje aqui na palestra acabou nos ajudando a compreender um pouco mais sobre o tema’’.

A palestra, ministrada pela responsável pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura, Rosana Anunciação Franco,  envolveu mais de 300 alunos. De acordo com a coordenadora, as atividades do projeto “Agenda com ciência de mudança” serão levadas para as demais escolas da Reme, além de Associações, Projetos Sociais, Grupos e outros diversos espaços. “A ideia é abordar o tema do racismo, como forma de sensibilizar e levar informações sobre essa temática, bem como falar sobre o desenvolvimento de diversas ações realizadas como forma de eliminar a discriminação e o racismo de nossa sociedade”.

A ação, que ocorre durante todo o mês de novembro, contará também com o auxílio de vídeos explicativos sobre respeito às diferenças, legislação dos direitos humanos, dados específicos da atualidade, além de vocabulários usados em nossa sociedade que reforçam o preconceito e a discriminação racial.

 

social aqui