Maracaju

Caso a PEC 19/20 seja aprovada prefeito Marcos Pacco e vereadores poderão ter mandatos até 2022

Parlamentares falam um unificar eleições já em 2022






Em Itaporã, Marcos Pacco (PSDB) e os 11 vereadores da Câmara seguiriam os trabalhos iniciados em 2016. Com isso os mandatos terminariam em 2022.
 
Foi apresentado nesta última quarta-feira no senado a PEC de número 19/20 que introduz dispositivos ao alto das disposições constitucionais transitórias, a fim de tornar com incidentes os mandatos eletivos. segundo a proposta o mandato dos prefeitos e dos vereadores eleitos em 2016 terá a duração de seis anos.
 
Assim, a partir de 2022 passarinho a ser gerais as eleições para Presidente governadores prefeitos senadores deputados e vereadores.
 
A PEC foi assinada por 27 senadores, como justificativa, foram considerados três objetivos.
 
Dar segurança jurídica ao pleito eleitoral Municipal previsto para este ano mas que deverá ser adiado em razão da pandemia.
 
- Aproveitar os recursos destinados à justiça eleitoral na organização do pleito de 2020 para o combate ao coronavírus.
 
- Unificar definitivamente as eleições municipais com os prefeitos estaduais e federais, de modo a economizar na organização pela justiça eleitoral e no fundo partidário.
 
- As eleições de 2020 está programada o primeiro turno está agendado para o dia 4 de outubro.
 
Nos municípios com mais de 200 mil eleitores onde houver necessidade da disputa em segundo turno, a disputa ocorre no dia 25 do mesmo mês.