Campo Grande

Pandemia reduziu casos de tráfico, roubos e homicídios na Capital

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança, os números também caíram em Mato Grosso do Sul



Peritos durante trabalho em crimes (Foto: Divulgação)




A pandemia do coronavírus provocou várias medidas de restrição, o que gerou uma redução de casos de furtos, roubos e homicídios dolosos (aquele que a pessoa tem intenção de matar) em Campo Grande. Foi o que mostrou os dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).


No caso dos homicídios dolosos a redução em Campo Grande foi de 50%. Segundo a Sisp (Superintendência de Inteligência de Segurança Pública), no período de 9 a 15 de março foram dois assassinatos, enquanto que de 30 de março a 5 de abril, teve apenas um. Um dos fatores citados é o “toque de recolher” na cidade, que começou desde o dia 25 de março.

No caso dos furtos, a redução foi de 40%, de 297 ocorrências para 178. Já em relação aos roubos, a queda representou 48%, de 87 para 45 casos, neste mesmo período. O mesmo cenário entrou o tráfico de drogas, que diminuiu em 31% (22 para 15 casos).

Em Mato Grosso do Sul os números também seguem esta linha, com redução de 56% nos casos de roubos (146 para 64), 39% de queda no tráfico de drogas (92 para 56) e 25% (diminuição) dos crimes de trânsito.

O secretário estadual de Segurança, Antônio Carlos Videira, ressaltou que apenas cresceram as prisões no comércio, em função dos roubos e furtos nos locais que durante um período ficaram fechados, em função das restrições impostas pelo poder público.

“Pessoas que hoje são moradores de ruas, dependentes químicos, tinham como fonte de renda os semáforos, mas precisaram procurar outras fontes para sustentar os seus vícios”, analisou o secretário.