Mato Grosso do Sul

Seis mil testes rápidos para coronavírus chegam no Estado

Exames serão realizados em policiais e profissionais de saúde

Seis mil testes para detectar Covid-19 chegaram em Mato Grosso do Sul neste final de semana. De acordo com o secretario de saúde do Estado, Geraldo Resende, essa remessa será utilizada para testar médicos e policiais que estão atendendo a população. 

“Estes testes são para os profissionais de saúde em atividade, segurança pública e para pessoas que tenha diagnóstico que resida na mesma casa que a pessoa que trabalha na saúde e segurança. Os testes que chegaram são de sorologia, feitos com gotas de sangue, tipo glicemia”, explica.

Os testes destinados as equipes de saúde são diferentes dos aplicados no drive-thru especial para testagem de coronavírus. Segundo o secretário, há 50 pessoas agendadas para realizar o teste amanhã, que é do tipo Swab, feito com material recolhido da cavidade nasal, com o auxílio de cotonete. 

Depois de colhido, o material é enviado ao Lacen (Laboratório Central) que analisa as amostras. 

Drive-thru

O exame por drive-thru foi criado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), com apoio do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Saúde da Capital (Sesau). O objetivo é agilizar o diagnóstico e dar segurança à população.

No sistema, o cidadão entra em contato pelo Disk Covid (67 3311-6262), relata os sintomas à equipe de saúde que preenche um formulário interno. Caso a pessoa apresente algum tipo de sintoma gripal, como febre, coriza, dor na garganta, entre outros, é agendada uma consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, na esquina da rua 14 de julho com a rua 07 de setembro.

A consulta é agendada via telefone e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante - quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos - e levando no máximo 20 minutos.

O exame é encaminhado ao Laboratório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)ou ao Laboratório Central (Lacen), o resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado, por SMS, ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde.

Apesar do nome, as pessoas com outros meios de locomoção ou até mesmo que forem à consulta a pé, serão atendidas pela equipe de forma segura e rápida.