28 de Março de 2024 | 13:36
Campo Grande
-->
Noticia de: 07 de Julho de 2016 - 13:20
Fonte A - A+

Estudante de Corumbá representa Senai de MS na Olimpíada do Conhecimento

Thiago Neiva passa quatro horas diárias em treinamento

Divulgação Fiems

Diário Corumbaense


O estudante Thiago José Zório Neiva, 17 anos, aluno do curso técnico em mecânica industrial do Senai de Corumbá, vai representar Mato Grosso do Sul na Olimpíada do Conhecimento 2016 – etapa Rio de Janeiro (RJ), que terá a prova de soldagem e será realizada de 11 a 15 de julho. Ele foi selecionado como competidor por meio de processo seletivo e está se preparando para executar as tarefas da prova.

Segundo o coordenador da Olímpiada do Conhecimento do Senai em Mato Grosso do Sul, Roger Benites, esse novo modelo da competição, que distribuiu as provas por 33 cidades em 26 Estados e Distrito Federal, vai permitir que cada Unidade da Federação vivencie uma etapa nacional. “Cada local trará dentro das ocupações, inovações, novas tecnologias, metodologias e conhecimento para o Estado”, disse, acrescentando que Campo Grande (MS) sediará a prova de instalações elétricas prediais no período de 8 a 12 de agosto.

Thiago Neiva disse que está melhorando seu nível com prática e teoria durante os períodos vespertinos em que passa treinando com o seu orientador. “Nosso treino é das 13h às 17 horas e, nesse período, a gente pratica a solda elétrica, solda MIG/MAG, corte de chapa com maçarico. O professor pede determinada peça e estipula um tempo para executar”, disse, prevendo que tem chances de conseguir uma boa colocação para o Senai de Mato Grosso do Sul na OC 2016.

A competição

Conhecida como a maior competição de educação profissional das Américas, a Olimpíada do Conhecimento do Senai é um torneio promovido a cada dois anos e reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Senai e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF). Os participantes são jovens com até 21 anos que tiveram os melhores desempenhos nas ocupações em testes realizados em cada Estado.

Neste ano, as 43 provas da OC serão realizadas nos meses de julho e agosto distribuídas por 33 cidades em 26 Estados e Distrito Federal – Rio Branco (AC), Maceió (AL), Manaus (AM), Macapá (AP), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Taguatinga (DF), Vila Velha (ES), Goiânia (GO), São Luiz (MA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Belém (PA), João Pessoa (PB), Cabo de Santo Agostinho (PE), Teresina (PI), Curitiba (PR), São José dos Pinhais (PR), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Porto Velho (RO), Boa vista (RR), Porto Alegre (RS), Caxias do Sul (RS), Florianópolis (SC), Blumenau (SC), Joinville (SC), Aracaju (SE), São José dos Campos (SP), Ipiranga (SP), Diadema (SP) e Palmas (TO).

As provas individuais da Olimpíada foram renovadas com o objetivo de avaliar as competências técnicas dos integrantes das equipes participantes e serão realizadas simultaneamente aos desafios coletivos. Os ganhadores das provas seletivas irão para a fase de preparação para a WorldSkills, que será realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, de 14 a 18 de outubro de 2017, sendo que participarão do torneio internacional os estudantes que conseguirem a nota mínima exigida em cada ocupação. As informações são da assessoria de Comunicação da Fiems.

social aqui