Brasil

Cônsul morto com suspeita de coronavírus relatou abandono em hospital da Barra

Ele tinha 60 anos, era diabético e foi internado no sábado com febre e falta de ar.






Morto na quarta-feira com sintomas do coronavírus, o administrador Jorge José González Seba deixou áudios em que acusou o hospital Rio Mar de abandoná-lo por medo de contaminação. Ele tinha 60 anos, era diabético e foi internado no sábado com febre e falta de ar. No hospital, que pertence à Rede D’Or e fica na Barra da Tijuca, foi diagnosticado com pneumonia dupla e isolado por quatro dias na UTI. As informações são do Jornal O Globo.

González era capitão reformado do Exército e cônsul honorário do Suriname no Rio. O Rio Mar confirmou a morte por suspeita de Covid-19 e afirmou que o paciente recebeu “todo o atendimento possível”. A família pretende processar o hospital por negligência e omissão de socorro.

Numa das gravações feitas na UTI, o administrador disse que médicos e enfermeiros evitavam se aproximar dele por medo de contrair o vírus. “Me deixaram aqui sem informação, isolado, como se fosse um bicho. Eu me esgoelo, eu grito, eu chamo as pessoas, ninguém atende. Tenho dificuldade até para urinar”, desabafou.

González contou que permaneceu mais de 48 horas abandonado no leito, sem limpeza e troca de fraldas. “Tive que implorar um dia inteiro para que alguém pudesse trazer um copo para eu beber água”, afirmou. “Nunca pensei que num hospital desse porte eu pudesse ser tratado desta maneira”. O paciente disse compreender o medo de médicos e enfermeiros, mas reclamou de falta de respeito.

“Reconheço que as pessoas devem estar em pânico, os profissionais de saúde. Agora, deixar um paciente isolado e defecado por mais de dois dias, sem atendimento mínimo de higiene, isso é intolerável”, protestou.

O advogado da família, Fernando César Almeida, confirmou a autenticidade dos áudios e disse que a viúva pretende processar o hospital. Ele afirmou que o primeiro teste feito no hospital deu resultado positivo para Covid-19.