Maracaju

Entenda porque está faltando vacina contra gripe para os idosos nos postos de saúde de Itaporã e em todo o Estado do MS

Na primeira etapa da Vacinação contra a gripe, serão vacinadas 2.136 idosos em Itaporã



Idoso recebendo a vacina contra gripe




A Coordenadora de imunização do município de Itaporã, Luciany Casadia, afirmou que o processo de vacinação contra a gripe teve início nesta última segunda-feira, 23 de março, e foi antecipado por determinação do Ministério da Saúde.

Luciany  explica que a primeira fase da vacinação será destinada aos idosos e profissionais da Saúde irá até o dia 15 de abril. Ela ressalta ainda que as vacinas estão chegando em sistema escalonado, mas que todos os 2.136 idosos do município serão vacinados até o dia 15 de abril, data que se encerra a primeira fase da Campanha.

As vacinas estão chegando pelo sistema de escalonamento, o Ministério da Saúde envia vacina para os estados que por sua vez encaminham para os municípios. Itaporã recebeu até agora 23% das vacinas, ainda conforme a coordenadora de imunização Luciany, as vacinas chegam ao município apenas uma vez na semana.

Entenda o Processo de Vacinação

O Ministério da Saúde antecipou o início da campanha, de abril para março. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, as autoridades de saúde aconselham as pessoas a tomarem. A vacina auxiliará os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus,  uma vez que os sintomas são parecidos. A proteção ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

A grande procura pelas doses neste primeiro dia de campanha foi destacada pela coordenadora de vacinas. “ No primeiro dia recebemos apenas 570 doses , as vacinas estão sendo divididas em lotes e enviadas para os municípios por meio da Secretaria Estadual de Saúde, que por sua vez recebe do Ministério da Saúde”, explicou.

A coordenadora pede que os idosos tenham paciência, pois todos serão vacinados, “para não perder viagem indo aos postos de saúde, antes liguem para serem informados se a vacina disponível nos ESFs do seu bairro”, destacou Luciany.

O ministério da saúde já disponibilizou mais de 16,5 milhões de doses para atender um público entre trabalhadores de saúde e idosos, aproximadamente 25 milhões de pessoas serão vacinadas até o dia 15 de abril.

Etapas:  A campanha contra Influenza deste ano será dividida em três etapas, sendo a primeira fase voltada para idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde. A segunda será a partir do dia 16 de abril para professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, mediante apresentação de laudo médico comprovando a comorbidade.

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas com mais de 55 anos farão parte da terceira fase da Campanha, a partir do dia 9 de maio até o dia 22 de maio, data de encerramento da Vacinação.