28 de Março de 2024 | 08:36
Campo Grande
-->
Noticia de: 08 de Junho de 2018 - 12:45
Fonte A - A+

Centro Cultural promove curso gratuito de História em Quadrinhos

Estão abertas as inscrições para a oficina de História em Quadrinhos promovida pelo Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). As aulas são direcionadas para maiores de 14 anos e ministradas pelo artista plástico Fábio Q. O curso é gratuito.


As aulas começam dia 14 de junho e seguem até setembro, sempre às terças e quintas, das 18h30 às 20h30. As inscrições serão realizadas pessoalmente nesta sexta-feira (8.6), das 8h às 22h, sábado (9.6), das 8h às 18h e na terça-feira (12.6), das 8h às 22h.

A História em Quadrinhos, também conhecida como Arte Sequencial, Narrativa Visual ou Nona Arte, abordará os processos de desenvolvimento plástico e gráfico, utilizando técnicas de artes visuais como desenho e pintura (tradicional e digital), criação de personagens, cenários, enquadramento, layout de páginas, passagem de tempo e construção de narrativa.

A oficina apresentará conteúdo histórico, contextualizando o aluno sobre o momento atual da produção nacional; conteúdo técnico e prático, abrangendo todas as etapas do processo criativo, desde o esboço até a publicação de uma obra, com o intuito de capacitar criadores e fomentar a produção de jovens artistas campo-grandenses, preparando-os a ingressar no circuito cultural e editorial. Por essa razão, os caminhos da publicação impressa, por meio de editoras, crowdfund, patrocínios e auto publicação também serão abordados no conteúdo programático.

O ministrante disponibilizará gratuitamente suas publicações para todos os alunos, com intuito de promover o aprendizado e encorajar o engajamento. Outros materiais serão sugeridos e discutidos no decorrer das aulas.

O curso propõe também o desenvolvimento de um livro de antologias a ser disponibilizado e publicado em plataforma online – contendo informações do curso ministrado no Centro Cultural, assim como outras informações convenientes e importantes. Por ocasião da produção do livro, se propõe um evento de lançamento do mesmo, juntamente com uma exposição com os originais e artes impressas dos alunos, assim como a divulgação para veículos de mídia de Campo Grande sobre os eventos.

As aulas começam dia 14 de junho e seguem até setembro, sempre às terças e quintas, das 18h30 às 20h30.

Ministrante

Fabio Q iniciou seu processo artístico por meio do graffiti em 1993 em São Paulo. No ano seguinte foi selecionado e expôs na II Mostra Paulista de Graffiti do Museu da Imagem e do Som (MIS), de São Paulo, sob curadoria do artista plástico Zé Carratu.

Fabio Q iniciou seu processo artístico por meio do graffiti em 1993 em São Paulo.

No decorrer dos anos o artista explorou outros suportes e linguagens coerentes com sua identidade criativa, expandindo sua produção para a escrita de contos e as narrativas gráficas. Lançou o conto Fábulas Nunca Morrem e as narrativas gráficas Janela da Alma e Onírica (recém lançada) de forma independente, dentre outras publicações.

Já participou de eventos e feiras como CCXP – Comic Com Experience, Banca de Quadrinistas – Espaço Itaú Cultural/São Paulo – SP, Feira Miolos – Biblioteca Mario de Andrade/ Lote 42, DesGráfica – MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo, Tinta Fresca  – Espaço Cultural Porto Seguro – São Paulo/SP e Ugra Zine Fest.

Foi premiado pelo programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (Proac), pelo qual produziu como co-autor e ilustrador a HQ infantil Nessa Arca Tem Bicho, sob o pseudônimo Efe Queiroz. Realizou oficinas e workshops de Processo Criativo nas Histórias em Quadrinhos em bibliotecas e escolas criativas de São Paulo.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente na sexta-feira (8.6) das 8h às 22h, sábado (9.6) das 8h às 18h e na terça-feira (12), das 8h às 22h, ou enquanto existirem as vagas. A oficina tem início na quinta-feira (14.6).

Os interessados deverão se dirigir ao Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453 Centro, munidos de cópias do RG e CPF. Menores de idade deverão ir acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a mesma documentação.

O curso terá certificado e oferecerá 20 vagas, excedendo o número será criada uma lista de espera. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67)  3317-1795.

Contato para a Imprensa: Fábio Q: (67) 99814-9343  ou (11) 99298-6500 (somente whatsapp)

Jefferson Benício – Centro Cultural José Octávio Guizzo

Fotos: Arquivo Pessoal Fábio Q

social aqui