Geral

Consultoria agropecuária de MS defende que coronavírus é "armação"

Para além da análise do setor, a empresa acusa o país asiático de querer lucrar com a proliferação da doença






Consultoria de negócios agropecuários de Mato Grosso do Sul, a Rural Business, foi parar na capa do maior jornal do país, a Folha de São Paulo. Enquando o pais já registra 11 mortes pela doença, a empresa defende desde os primeiros meses em que foram registrados casos do novo coronavírus, que a doença é uma “armação' chinesa para desestabilizar o mercado e passar a controlá-lo.

Vídeos são postados no canal da empresa no Youtube e muitos, para além da análise do setor, acusam o país asiático de querer lucrar com a proliferação da doença e controlar a economia mundial.

Em vídeo postado no dia 21 de fevereiro deste ano, por exemplo, a análise, apresentada por uma jornalista, enfatiza fala do analista técnico e estrategista de mercado da Rural Business, Júlio Brissac.

Nela, ele afirma que “em nome do coronavírus, é provável que a China use o vírus e adie suas posições, revelando mais uma frente para que os chineses ganhem muito dinheiro, usando o tema ainda por alguns meses'. O vídeo leva o título de “Quem não chora, não mama'.

Na produção mais recente, intitulada de Coronamoney e publicada hoje, a apresentadora afirma que a Rural Business ficou com “telhado de vidro' diante do pânico generalizado do novo coronavírus, “por ser a única a mostrar um lado diferente dessa história, onde muitos usam o vírus para lucrar economicamente'.

Tais pessoas, que seriam oportunistas querendo lucrar, foram batizados pela consultoria de “portadores de coronamoney', discorre a jornalista.

Diante disso, a empresa, através do mesmo vídeo, parece se defender de acusações, afirmando que não irá se acovardar, porque em “quase 30 anos de história, sempre colocamos nossa cara a tapa com total profissionalismo'.

O conteúdo ainda fala sobre “falar o que acreditamos', não ter interferências externa (“compradores ou vendedores') e ainda de levar aos assinantes uma visão “para além' do que todos vêem para não amargar prejuízos. Fala também que acusam não a epidemia em si, mas a superexposição da doença na mídia.

A Rural Business ainda fala do governo de Jair Bolsonaro, afirmando que “de políticos a grandes empresas globais, eles estão aqui, debaixo do nosso nariz, aproveitando-se do medo da população para desestruturar um governo eleito pelo povo, para colocar de novo a política brasileira nas mãos de corruptos e corruptores'.

O Campo Grande News procurou a empresa para comentar os vídeos e seu posicionamento, mas não obteve resposta até o final da apuração. E-mail foi enviado com questionamentos e aguarda-se resposta.